DESCONFORTO ABDOMINAL DURANTE O EXERCÍCIO

Durante uma atividade física mais prolongada ou intensa há um desvio do fluxo sanguíneo dos órgãos mais nobres (rins, fígado, baço e intestino) para a musculatura em trabalho e para pele, com o intuito de aumentar o aporte de oxigênio e glicose para musculatura e para facilitar a perda de calor cutânea.

A dor sentida em pontada na parte superior do abdome é devido a uma contração mais vigorosa da cápsula hepática (à direita) ou do baço (à esquerda), para direcionar o sangue armazenado ao sistema cardiovascular.

A dor abdominal difusa em cólica é oriunda de uma respiração incorreta, com uma maior deglutição de ar, que determina uma distensão das alças intestinais.

A dor abdominal difusa associada a um mal-estar e vontade de evacuar, é originada por uma leve isquemia das alças intestinais. Há uma vasoconstrição intestinal exagerada e pode acontecer durante ou ao final dos treinos.

Existem ainda outras infinitas possibilidades para dor abdominal durante a prática de exercícios físicos e todas devem ser devidamente investigadas pois algumas podem envolver risco de vida.

Nossos artigos tem caráter meramente informativo e não devem ser utilizados para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Consulte sempre seu médico.