O RISCO DOS ANTI-INFLAMATÓRIOS NO EXERCÍCIO FÍSICO

A dor proveniente do esforço muscular pode naturalmente surgir no processo de cicatrização. Entretanto, embora realmente desconfortável, o uso de anti-inflamatórios não é a melhor resposta para tal situação. ⠀

Sua utilização aumenta o risco de lesão ao reduzir o processo de dor, um dos mecanismos de defesa do organismo. Além disso, o uso desse tipo de medicamento reduz o fluxo sanguíneo, impedindo que nutrientes cheguem até o músculo afetado, retardando o processo natural de recuperação.

Sendo assim, o uso de anti-inflamatórios, especialmente em altas doses, embora alivie a dor, atenua a hipertrofia muscular e o ganho de força.

Sentir dor muscular após um treino intenso é normal. É exatamente esse estresse que resultará na adaptação do tecido e consequente fortalecimento e crescimento. Uma opção para aliviar a dor é fazer compressas de gelo no local. ⠀

Nossos artigos tem caráter meramente informativo e não devem ser utilizados para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Consulte sempre seu médico.