PREVENÇÃO DO CÁLCULO RENAL

Como você pode prevenir pedras nos rins?

  • Beba mais líquidos:

Beber cerca de 2 a 3 litros de líquido por dia ajuda a manter a urina diluída – o que reduz a concentração de minerais evitando a formação de cristais precursores da pedra nos rins. Pelo menos metade do líquido deve ser de água; os outros líquidos podem ser outras bebidas que você gosta. (procure evitar sucos artificiais e refrigerantes carbonatados como Coca- cola e Pepsi)

  • Ingesta de frutas cítricas:

 A ingesta regular de frutas ou suco de frutas cítricas (limão, laranja e abacaxi) aumenta a presença de citrato na urina. O citrato é um fator protetor para pacientes com predisposição à formação de pedras de oxalato de cálcio.

  • Reduzir a quantidade de sal que ingere:

 Reduzir o sal (sódio) na dieta contribui para reduzir a quantidade de cálcio na urina, o que por sua vez reduz a tendência para a formação de pedras de cálcio. Redução do sal na alimentação é melhor realizado por não adicionar sal à sua comida e evitando os alimentos alto teor de sódio, como carnes processadas, alimentos de conveniência salgados, sopas em caixas/enlatados, salgadinhos ou macarrão, pães ou arroz em excesso.

  • Certifique-se de sua dieta contém quantidades adequadas de cálcio:

Vários anos atrás, acreditava-se que o cálcio da dieta deveria ser restrito em pacientes com pedras nos rins. Estudos atuais mostram que a inclusão de, pelo menos, duas porções de alimentos com alto teor de cálcio por dia na dieta reduzem efetivamente a taxa de formação de pedras nos rins contendo cálcio.

  • Evite os alimentos que podem aumentar a quantidade de oxalato ou ácido úrico na urina:

 Os seguintes alimentos devem ser evitados: chocolate, anchovas, ruibarbo, caviar, verdes, arenque, vieiras, amendoim, mexilhões, aspargos, miúdos (fígado , rins, cérebros), chá preto, carne e caldo de carne.

  • Medicamentos:

 Estes só devem ser prescritos pelo seu médico após a causa de suas pedras nos rins seja determinada.

# A hidroclorotiazida, um diurético que é muito eficaz na redução de cálcio na urina e prevenção de cálculos renais.

# O bicarbonato de sódio e o citrato de potássio administrado por via oral e faz com que a urina fique menos ácida. Por sua vez, isso reduz a quantidade de ácido úrico e cistina na urina.

# Captopril: Esta droga é útil na redução da excreção de cistina em pacientes que têm isso como o motivo de suas pedras nos rins.

# Antibióticos: Naqueles pacientes que têm pedras de estruvita (infecção), prevenir ou controlar a infecção urinária é obrigatória para prevenir a recorrência de pedras.

# Alopurinol: Está droga reduz a quantidade de ácido úrico no sangue e por consequência diminui a possibilidade de formação de pedra de acido úrico nos rins.

A prevenção de pedra nos rins é fundamental para evitar danos cumulativos ao rim.

Este artigo tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Consulte sempre seu médico.